terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Jornalistona no rádio - eleições 2014

   
   Em 2014 eu trabalhei mais do que nunca. Se de um lado fiquei completamente esgotada, com o acúmulo de estágios, freelas e monografia, por outro me senti realizada. Só em rádio eu evoluí muito! Eu serei eternamente grata pela chance que a Cruzeiro FM me deu de participar desse time, em três coberturas. Hoje quero contar um pouco da minha experiência com entrevistas gravadas e produção durante as eleições.



   Eleições 2014

   Em outubro houve a eleição mais acirrada da história. Foi um mês de produção e entrevistas com especialistas sobre os mais diversos assuntos que envolviam o mundo eleitoral e político. 

   No período de produção do 1º turno eu fiz um trabalho quase de detetive para descobrir os contatos de todos os candidatos a deputado federal e estadual de Sorocaba. Além disso, fiquei responsável por fazer uma pequena biografia de cada um. Até alguns dias antes do 1º turno eu ainda estava correndo atrás, mas finalmente consegui, ufa! hahaha. Também pensamos (eu, Alessandra, Cibelle e Larissa) nos mais diversos assuntos para repercutir em entrevistas a serem transmitidas no dia da eleição. Foi trabalho de formiguinha mas valeu a pena, rendemos muito conteúdo (essa mulherada é f*da! Isso inclui a nossa representante na apresentação, a super Maria Helena Amorim) (calma meninos do áudio, reportagem e apresentação: vocês também são f*da, sem choro hein).  

  No domingo (5 de outubro) eu fiquei a parte da tarde e da noite na rádio, dando auxílio aos repórteres, buscando notícias sobre o pleito (urnas quebradas, vandalismo, curiosidades etc). No segundo turno foi mais ou menos a mesma coisa, a diferença é que contamos com repórteres de outros estados (previamente contatados por euzinha).

   Deus, como demorou pra apuração das urnas atingir 90%! Foram mais de dez horas de cobertura (com a equipe dividida em dois turnos). Parece brincadeira, mas depois que a gente para pra pensar, a responsabilidade e o prazer de participar de um processo democrático desse tamanho (presidencial) é muito emocionante. 

   Além de participar dessa importante parte da história, também conheci profissionais e colegas que me ensinaram muitas coisas em tão pouco tempo. Todos, sem exceção, participaram (e participam) do processo de formação da profissional que eu sou hoje. A todos vocês, muito muito obrigada (não estão todos aí nas fotos, mas ó: obrigada!). 


Márcio Correa (coord. artístico), Alessandra Santos (produtora/apresentadora), Cibelle Freitas (produtora/apresentadora) e Maria Alberlândia (serviços gerais, ou aquela que arruma a bagunça que a gente faz - haja paciência, né Maria!).

A Maria abasteceu a gente com comidinhas e bebidas pra gente não ficar louco! rs 
Alessandra e Everaldo Lazari (operador de áudio) sentados, coordenando a entrada dos repórteres ao vivo, e em pé Alexandre Issa Latuf (presidente da Cruzeiro FM), que acompanhou de perto toda a cobertura.
"Aja naturalmente" hahaha

   

   Esse processo de crescimento é muito importante pra gente como "projeto de foca" (estudantes de jornalismo). Estar ao lado de profissionais deste gabarito é a nossa chance de sugar, perguntar, observar e aprender. Um conselho que eu tenho para você, filhote de foca (porque eu já sou uma foca adolescente, estou quase me formando hahaha) é OBSERVE, PERGUNTE, ANOTE, APRENDA. 

   Não tenha medo de anotar tudo em um caderninho, isso é ótimo porque fixa o que você está ouvindo (e se a sua memória é tão fraca quanto a minha, te ajuda ao conferir o que escreveu de meia em meia hora [). Escreva as perguntas, informações sobre o entrevistado, enfim, não queira improvisar agora que vai dar cagada! rs Aprenda o feijão com arroz primeiro.


  Na próxima postagem vou falar da minha primeira participação ao vivo em rádio, também pela Cruzeiro FM. Até lá ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário